Você já pensou em todo o trabalho que é desenvolvido para que um material gráfico chegue em suas mãos? Antes do seu material entrar nas máquinas de impressão, há várias etapas para que o resultado final seja perfeito, com qualidade e exatamente como o cliente imaginava, ou até melhor muitas vezes.

No post de hoje, você vai entender um pouco de todo esse processo de produção de um material gráfico, seja desde um cartão de visita até um cardápio de restaurante. Confira!

O começo de um material gráfico

Tudo começa com a demanda do cliente, a gráfica vai montar junto com o cliente um briefing, ou seja, um descritivo das características do material de acordo com os interesses, gostos e necessidades do cliente.

Em alguns casos, o cliente precisa enviar para a gráfica o logo da empresa, fotos e conteúdo do que gostaria que fosse aplicado ao material. Em outros casos, são solicitados os serviços de dois profissionais: o redator e o designer.

O redator irá desenvolver os textos do material gráfico quando este se tratar de um folder ou uma revista, por exemplo. O designer é muito mais requisitado, afinal, todo material gráfico precisa ter uma arte bonita, atrativa e com qualidade profissional.

Depois que o designer desenvolver o layout do material, ele é encaminhado à aprovação do cliente. Tudo aprovado, o arquivo final é fechado com as marcações necessárias aos profissionais que farão a impressão, como marcas de corte e sangria, por exemplo.

O processo de impressão

Antes de colocar a arte na máquina, é preciso definir a forma como será feita a transferência dos elementos gráficos para o papel. O processo pode ser:

  • Direta entre a matriz e o substrato por flexografia, rotogravura ou serigrafia;
  • Indireta, quando se usa intermediários para a transferência, como no caso da impressão offset, bastante comum e que ocorre por meio de chapas.

A impressão de um material gráfico

Com artes e processos de impressão definidos, agora sim chegou a hora de colocar as mãos nas máquinas, ou melhor, os materiais a serem impressos!

Algumas máquinas de gráficas fazem muito mais do que impressões, mas elas também dobram, cortam e aplicam grampos nos materiais. Todo processo, apenar de automatizado, conta com a supervisão e suporte de funcionários capacitados e altamente preparados para produção de materiais profissionais e em alta escala.

Com o material impresso, ainda tem a etapa do acabamento, isso inclui refiles e aplicação de vernizes, por exemplo.

Agora que você já conhece as etapas de produção de um material gráfico, entre em contato com a Off Paper e vamos conversar sobre a produção dos seus materiais. Faça uma cotação sem compromisso. Até a próxima!