Um folder é um dos principais materiais gráficos para divulgação de um negócio. Mas existem algumas dicas de como fazer um folder que são essenciais que você conheça para impressionar seus clientes e valorizar o seu trabalho.

Neste post, você vai aprender como organizar o conteúdo, as imagens e as melhores opções gráficas para conseguir o folder perfeito! Continue a leitura.

Como fazer um folder

1. Analise os diferentes formatos possíveis

Um panfleto ou flyer costumam ser materiais menores que um folder, eles são apenas uma folha frente única ou frente e verso de fácil manuseio. Já um folder, é um material mais trabalhado, que possui dobras e com conteúdo mais aprofundado, fazendo uma apresentação mais completa do seu trabalho e da sua empresa.

Por isso, é o tipo de material que precisa encantar o seu público, despertar o interesse para que ele leia todas as informações. Se ele tiver muitos espaços brancos e pouca informação, é possível que passe uma percepção de empresa pequena, que pouco tem a dizer e a mostrar. Por outro lado, se tiver muita informação, o material fica sobrecarregado e desestimula a leitura.

Encontre um equilíbrio, veja quais são as informações e imagens que gostaria de apresentar e defina a quantidade de páginas e dobras que o seu folder precisará ter.

2. Organize as informações

Com a quantidade de páginas e dobras definidas, organize o que vai em cada espaço. É importante que neste momento você faça um modelo das dobras que o folder terá e o processo que é feito para abrir e dobrar o folder. Assim, você conseguirá organizar as informações de acordo com a sequência que gostaria que as pessoas vissem.

Capriche nas imagens, se necessário, contrate um fotógrafo profissional ou use banco de imagens. Isso é fundamenta na percepção que seus clientes terão da sua empresa. Imagens amadoras irão passar uma percepção amadora também.

3. Escolha um papel de qualidade

Ao fazer uma impressão em ambas as faces, como é o caso dos folders, considere que um verso não pode transparecer ao outro, ou então, a leitura das informações ficarão comprometidas.

Por isso, é fundamental ter cuidado na escolha de um papel resistente e de qualidade, que tenha uma gramatura que garanta a integridade dos dois lados. Também é importante checar a paleta de cores e ver se um dos lados não estão muito escuro ou sobrecarregado de imagens muito coloridas em relação ao outro.

Mesmo papéis com uma boa gramatura, pode acontecer de transparecer se um lado for muito claro e o verso muito escuro.

Agora que você conheceu algumas dicas de como fazer um folder perfeito para o seu negócio, navegue pelo site da Off Paper e conheça outros materiais que também são importantes na apresentação da sua empresa.