Na hora de escolher imagens ideais para material impresso, é preciso que elas sejam de boa qualidade e muito bem escolhidas a fim de prenderem a atenção do leitor. O cuidado com as imagens é fundamental, um dos passos mais importantes de uma produção gráfica.

As dicas que vamos passar a seguir, são úteis para diferentes tipos de materiais, como cartões, flyers, catálogos, cardápios, entre outros. Como também, para diferentes segmentos de negócios. O principal aqui, é fortalecer sua imagem no mercado e aumentar sua cartela de clientes. Vamos lá!

As melhores cores para materiais impressos

O uso das cores depende de diversos fatores, como: manual de identidade da sua marca, impressão que você quer passar ao seu púbico, tipo de produto ou serviço que você oferece, entre outros fatores. Assim, não existem as melhores cores, mas sim, aquelas que estão de acordo com sua marca e o seu público.

Há pessoas que gostam de fotos em preto e branco, parecem ser esteticamente mais bonitas, no entanto, se você fizer um catálogo de alimentos em preto e branco, isso pode não ser muito agradável, não é mesmo?! Afinal, essas cores juntas passam um tom mais nostálgico.

O uso de cores muito fortes e alegres pode ser interessante, mas cuidado com o excesso, para não deixar o material pesado ou cansativo.

Represente a informação

O grande objetivo das imagens é representar uma informação, ou seja, ilustrar algo que está sendo dito no conteúdo do material. Uma dica é que nem sempre a imagem precisa ser direta, por exemplo, se você comercializa ração para cachorros, não precisa necessariamente colocar a imagem da ração, mas de cachorrinhos brincando e felizes.

A resolução das imagens para material impresso

A resolução está relacionada à qualidade das imagens no material impresso. Quanto maior a resolução, mais qualidade ela terá no impresso. Os padrões são: CMYK com 300dpi.

Algumas dicas importantes são:

  • Evite usar efeitos do tipo sombras e degradês, eles podem não ter um resultado tão bonito no impresso, como você está vendo na tela do seu computador e podem sofrer grandes variações dependendo do material onde será impresso;

 

  • Na hora de escolher as imagens, pense onde elas serão impressas, como em folhetos ou sacolas, os resultados podem ser bem diferentes;

 

  • Escolha uma gráfica de confiança e que tenha um portfólio de qualidade para te apresentar, algumas costumam fazer “provas” para que você confira o resultado, normalmente, quando o pedido é grande, consulte essa possibilidade.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher imagens ideais para material impresso? Então conheça os serviços da Off Paper, confira nossos materiais!