Uma impressão gráfica de qualidade vai muito além de uma bela arte e bons equipamentos de impressão. Para oferecer um trabalho de qualidade aos seus clientes, é fundamental que os profissionais da área conheçam as principais técnicas de impressão e os tipos de papéis para impressão e qual a melhor aplicação para cada um deles. Afinal, você não gostaria de apresentar para os seus clientes uma impressão borrada ou de baixa qualidade, não mesmo?

Mas ao pesquisar por papéis para impressão, encontramos vários tipos disponíveis. O que pode acabar causando confusão em quem não entende muito de impressão. Cada um deles tem propriedades como peso, cor e textura diferentes e isso faz toda diferença no resultado final!

Então conheça a seguir os principais tipos de papeis utilizados por profissionais de impressão gráfica e aprenda mais sobre cada um deles. Assim não terá erro na hora de escolher o papel para produzir as suas peças!

 

Os principais tipos de papéis para impressão gráfica

 

1 – Papel Offset

Bem semelhante ao papel sulfite, o papel offset é branco dos dois lados e possui uma superfície fosca, com acabamento poroso. Ele é bastante resistente contra umidade, mas é preciso ter atenção, pois como não tem nenhum tipo de revestimento, ele absorve muito mais a tinta do que outros tipos de papel.

Um fator que torna o papel offset um dos mais utilizados em projetos gráficos é o seu baixo custo. Normalmente ele é encontrado em gramaturas entre 90 g/m² a 120 g/m².

Este tipo de papel é muito utilizado em trabalhos onde será necessário imprimir textos como papeis timbrados, blocos de notas, cartas, selos, cartazes, folhetos, envelopes, agendas e até mesmo miolos de livros.

 

2 – Papel Couché

Um dos mais populares papéis para impressão, o couché tem uma superfície lisa que deixa a impressão com ar mais elegante. Ele é muito utilizado por gráficas graças ao seu ótimo custo-benefício, garantindo uma impressão com cores bonitas e aparência uniforme. E pode ser encontrado com gramaturas de 90 a 350 g/m².

O papel couchê pode ser encontrado nos tipos fosco ou com brilho. O melhor tipo vai depender do tipo de impressão para a qual ele será usado. O papel couché fosco é muito usado em cartões, flyers, folders e cartazes. Já o papel couché brilho tem uma camada brilhosa que reflete mais luz e é mais utilizado para cartões de visitas, catálogos, tags e flyers.

 

3 – Papel Reciclato

Produzido a partir do papel offset ou sulfite reciclado, o reciclato é um papel de alta resistência, com textura áspera e coloração mais puxada para o marrom. Por ser feito a partir de materiais reciclados, ele é perfeito para trabalhos em que se deseja passar uma visão de sustentabilidade.

Encontrado com gramaturas entre 90 g/m² a 120 g/m², o papel reciclato é muito usado por empresas que aderem a valores ecologicamente corretos e gostam de passar isso em seus impressos.

Pode ser usado para impressão de papel timbrado, miolo de agendas, bloco de notas, cartazes e cartões de visitas.

 

4 – Papel Kraft

O papel kraft tem como principal característica uma cor de madeira, pois ele não passa pelo processo de branqueamento durante a sua fabricação. Além disso, ele também é bastante resistente.

Seu visual amadeirado faz com ele seja o ideal para muitas artes, principalmente quando se fala em embalagens de alimentos. Apesar de ser um papel de aparência mais escura, ele pode ser encontrado em outras cores como branco, amarelo, laranja e diferentes tons de azul.

Encontrado com gramaturas de 30 a 115 g/m², ele é muito usado na produção de embalagens de lanches, produtos, sacolas e caixas.

 

5 – Papel fotográfico

Conforme o próprio nome já indica, o papel fotográfico é o mais indicado para a impressão de fotos. Os papeis fotográficos mais comuns têm uma aparência bastante parecida com a do papel couché, mas eles se diferenciam por ter uma camada extra de polietileno que deixa a sua superfície mais resistente e com aparência mais brilhante.

No mercado você encontra diferentes tipos de papeis fotográficos como o glossy, matte, de linho e micro poroso. A melhor escolha vai depender de como deve ser o resultado final da impressão.

Ele pode ser encontrado de 90 a 120 g/m² e a sua principal aplicação é a impressão de fotografias.

 

Tenha qualidade em seus trabalhos de impressão

Esses são os principais tipos de papéis para impressão gráfica. A melhor escolha vai depender do trabalho a ser impresso e do que se deseja no resultado final. Se você busca a garantia de um trabalho de impressão de alta qualidade, conte com os serviços da Off-Paper!

Somos uma gráfica digital que realiza a impressão de materiais customizados, sempre priorizando a qualidade e durabilidade dos impressos. Acesse https://www.offpaper.com.br/ e conheça tudo o que temos para oferecer!