A tipografia é parte muito importante de um projeto gráfico, afinal os textos são a sua principal forma de comunicação. Escolher a tipografia ideal vai muito além de apenas selecionar a fonte que fica mais bonita esteticamente na peça. É preciso pensar também na mensagem que será passada e ver se a fonte escolhida está de acordo com essa mensagem.

Ao pesquisar, você certamente vai encontrar uma infinidade de fontes no mercado, então qual será a correta para usar em cada tipo de projeto? Existem algumas dicas que profissionais da área de design utilizam para escolher a tipografia ideal para cada caso.

Continue acompanhando o nosso post para conhecer essas dicas e tenha muito mais efetividade ao criar as suas peças!

Os principais tipos de fontes

As fontes são divididas em alguns grupos de acordo com as suas características. E conhecer esses grupos é o primeiro passo para escolher a tipografia ideal para um projeto de design gráfico.

Claro que você não precisa conhecer todos eles, afinal, existem inúmeras classificações para as fontes. Mas conhecendo os principais você já terá uma noção muito melhor de como direcionar a sua busca e poderá fazer as escolhas para os seus projetos com muito mais segurança.

Serifadas e sem serifa

Primeiramente é importante conhecer as diferenças entre as fontes serifadas e sem serifa. As fontes serifadas são aquelas que possuem um pequeno risco no final das letras, criando uma aparência mais tradicional e elegante, que passa a sensação de autoridade e respeito.

Essas fontes são ideais para trabalhos com uma identidade visual mais séria e clássica, além de também serem muito populares em trabalhos impressos como livros. As serifas ajudam na leitura de passagens longas, permitindo que o leitor se guie pelas linhas de texto.

Já em trabalhos que serão exibidos em telas, como os websites, as fontes com serifa não são muito recomendadas, pois normalmente são menores e mais finas, o que prejudica a sua visualização em telas digitais.

As fontes sem serifa, ou sans-serif, já tem um visual mais moderno e dinâmico graças à ausência das linhas nas extremidades das letras. Sua aparência mais jovial ajuda a passar a sensação de solidez, estabilidade e objetividade. Elas também casam muito bem com projetos de visual mais clean.

Fontes cursivas ou script

As cursivas são as fontes com aparência manuscrita ou caligráficas de diferentes estilos. Elas podem ter uma aparência elegante, descontraída ou até mesmo romântica. São muito usadas para dar um toque pessoal ou de sensibilidade a uma imagem.

Fontes decorativas ou Fantasia

Também chamadas de display, as fontes fantasia são utilizadas para atrair a atenção das pessoas. Com tamanhos e formatos mais inusitados, elas devem ser usadas com moderação para criar efeitos bem específicos. Esse tipo de fonte é muito eficiente na hora de passar um efeito de comemoração ou até mesmo chamar atenção, mas a sua utilização é mais recomendada para quem já tem experiência com design gráfico.

Dicas para escolher a tipografia ideal para um projeto

Agora que você já conhece os diferentes tipos de fontes, já está no caminho certo para escolher a tipografia ideal para um projeto. Mas antes de definir a fonte a ser utilizada, é importante levar em consideração as dicas a seguir.

Essa é a fonte mais adequada?

Em um grupo, existe uma infinidade de fontes diferentes e nem todas serão adequadas para o seu projeto. Analise se ela irá realmente funcionar no seu trabalho, seja passando a mensagem desejada ou podendo ser visualizada pelas pessoas.

Se a fonte está sendo escolhida para um livro ou revista, por exemplo, ela precisa ser de fácil leitura e sem elementos que causam distração. Já em um cartaz você pode apostar em fontes mais chamativas, desde que estejam aliadas a um bom design.

É preciso que toda a peça tenha um impacto positivo quando visualizada, evitando uma aparência amadora ou de difícil visualização. Lembre-se que esse impacto vai refletir diretamente na sua mensagem.

Pense também na versatilidade

Existem fontes que se adaptam bem a diferentes tipos de projetos, graças ao seu visual neutro e diferentes tipos de pesos. Procure por fontes versáteis que estejam disponíveis em diferentes tipos – light, regular, medium, bold ou heavy – e também estilos como narrow, condensed ou extended.

Elas são perfeitas para projetos em que você não está com tanto tempo, ou que não está encontrando uma fonte que combine bem com a arte. Tenha várias dessas fontes versáteis para testar nesses projetos. Normalmente uma delas vai combinar bem com a arte que está sendo criada.

Crie um visual impactante

Depois de escolher a tipografia ideal e finalizar o seu projeto, não deixe de contar também com uma impressão de qualidade. Para um visual de impacto, conte com uma gráfica de confiança como a Off-Paper. Trabalhamos com diversos tipos de impressos, tudo para deixar o seu projeto perfeito! Acesse https://www.offpaper.com.br/ e conheça os nossos produtos.