Experiência do consumidor é a palavra-chave de 2022. Cada vez mais, as pessoas valorizam o relacionamento que elas têm com uma marca como um dos principais fatores de decisão (mais até do que o preço) pela compra. O que sua marca vai fazer a respeito? No artigo de hoje vamos falar sobre as principais tendências de embalagens para 2022 e como elas podem te ajudar bastante na construção de uma estratégia eficiente. 

Para te ajudar na leitura, separamos os tópicos abaixo. Assim, você pode escolher ir direto ao ponto ou apenas continuar nessa página para conferir todos os detalhes que preparamos.

  1. Importância da experiência do cliente
  2. Tendências de embalagem para 2022
  3. O que levar em consideração na hora da escolha

Importância da experiência do cliente

Um estudo realizado pela Zendesk mostra essa realidade na prática. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem uma boa experiência, 50% mudaram para o concorrente após uma experiência negativa e 80% após o incidente acontecer mais de uma vez.

Esses dados mostram o quanto o consumidor espera ser valorizado durante o processo de compra, que acontece muito tempo antes dela ser executada. É fundamental entender que, na mesma proporção que a tecnologia cresce e nos dá novas ferramentas de análises, seus clientes também desejam ser vistos além dos números. 

Em outras palavras, queremos dizer que você deve utilizar os números para analisar o contexto onde está inserido, as tendências de mercado e, inclusive, os hábitos de consumo. Mas é fundamental que isso resulte em ações mais humanas e próximas de cada pessoa.

Em uma pesquisa rápida no Google por ‘tendências para experiência do cliente’, você encontrará centenas de ideias, desde as mais simples até as mais complexas, para interagir com seu público e fazer com que ele se sinta especial. Certamente, as embalagens estão entre as mais simples, mas que repercutem muito positivamente no universo do CX em geral.

Ao receber uma embalagem personalizada, seu público compreende o valor que você entrega também após a venda. Além disso, ela é capaz de valorizar seu produto e deixar aquele gostinho de: não quero jogar fora. Tudo isso, é claro, desde que ela seja feita à altura da qualidade do seu negócio.

Tendências de embalagens para 2022

As tendências de embalagens para 2022 prometem trazer muito mais criatividade e consciência para a maneira como seu cliente recebe seus produtos. Separamos três delas e como você pode investir em cada uma para agregar valor ao seu negócio, promover a imagem da sua marca e fidelizar seus clientes.

  1. Embalagens sustentáveis: a responsabilidade ambiental de cada pessoa e empresa está cada vez mais no centro de discussões referentes ao futuro que precisamos construir. Investir em embalagens que não agridem o meio-ambiente e contribuem para ações de reciclagem, por exemplo, é uma boa maneira de estar por perto de um público que valoriza esse tipo de questão. A boa notícia é que é muito fácil fazer isso e as sacolas de papel são ótimos exemplos. 
  2. Unboxing diferente: essa foi uma tendência que marcou 2021 e promete continuar em alta esse ano. A ideia é envolver o cliente durante a abertura do produto através de embalagens criativas e que também protejam o que está dentro delas. A personalização não tem limites e vai desde a embalagem em si até todos os itens que a compõem, como cartões, manuais de instruções, tags e papeis de seda.
  3. Tipografias irreverentes: elas ganham ainda mais destaque quando estão no branding da marca. Empresas que investem em fontes criativas podem explorar muito bem embalagens que dão destaque para o nome do negócio. Seja no rótulo, em adesivos ou etiquetas, as tipografias podem ser personalizadas de diferentes maneiras na hora da impressão.

O que levar em consideração na hora da escolha

Então, agora que você já sabe a importância de valorizar a experiência do consumidor e conferiu três das principais tendências de embalagens para 2022, como pode fazer a melhor escolha?  

Para começar, pense no seu produto como um todo. Ele precisa de uma proteção extra? Onde se encaixa melhor? Faz sentido pensar em uma embalagem com transparência para valorizar alguma parte dele? Na sequência, pense no processo de abertura pelo seu cliente. Como você poderia surpreendê-lo? E que tal uma embalagem que seja reutilizável? Assim, ela ainda pode fazer parte da sua estratégia de marketing.

Quando falamos em embalagens para itens não perecíveis, existem inúmeras possibilidades que podem ser exploradas. No caso das embalagens para delivery, por outro lado, algumas questões devem ser observadas. Ainda assim, todas elas podem ser totalmente personalizadas e adequadas para garantir a melhor experiência que o seu público poderia ter com a sua marca.

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