Toda marca precisa de uma identidade visual que marque o seu estilo e a sua personalidade, afinal, seu público busca identificação. Mas qual seria o significado das cores para marcas? Como a escolha de cores na identidade visual pode influenciar no processo de vendas e relacionamento com o público? É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Confira!

Se a sua marca ainda não tem uma identidade visual, é essencial que você procure desenvolvê-la o quanto antes. Ela será aplicada em seus anúncios, nas suas embalagens e, também, no interior do seu estabelecimento.

 

O significado das cores para marcas

A escolha das cores é um processo delicado e deve estar totalmente alinhado ao seu público, se ele é jovem ou mais maduro, se é “descolado” ou mais tradicional, entre outros fatores. Uma pesquisa bem apurada é fundamental.

Agora, vamos ao significado das cores para marcas:

 

Azul

Essa cor passa a sensação de honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Também sugere uma sensação de mais tranquilidade, então, se você quer um estilo dinâmico e cheio de energia para sua marca, evite usar o azul. É uma cor muito usada por psicólogos, por exemplo.

 

Vermelho

É a cor da ação e paixão, ideal para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Atenção, em excesso pode passar raiva, agressão ou vingança. É sempre bom combinar o vermelho com outras cores, para aliviar a carga explosiva dele.

 

Verde

O verde passa uma sensação de equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. Costuma ser usado para associar à natureza, ao meio ambiente e a ações de afeta, como o carinho. É uma boa opção para empresas de saúde, de jardinagem e relacionadas à ajuda ao próximo.

 

Laranja

Uma cor otimista, positiva. É estimulante para os sentidos e muito utilizada para empresas relacionadas à alimentação e à comunicação, pois estimula à ação e tomada de decisões.

 

Amarelo

O amarelo estimula a mente, está relacionado à lógica, mas com um toque de ludicidade. É ideal para startups, networkers, jornalistas e professores. Cuidado, o amarelo em excesso pode estimular a ansiedade.

 

Roxo

Roxo está associado à imaginação e à espiritualidade. Faz uma relação com o futuro, sonhos e fantasia, ideal para artistas e atividades relacionadas ao futuro. Também cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância.

 

Branco

O branco é seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas, por isso, se você quer destaque, o branco não é a sua cor. Porém, se você optar por cores fortes, o branco pode dar um toque mais leve e suavizar a carga explosiva de outras cores.

 

Preto

Preto passa a ideia de algo poderoso e sério, como também, sugere sofisticação e elegância, mistério e intimidação, tudo dependerá de como e onde ele é aplicado.

Agora que você descobriu o significado das cores para marcas, faça uma pesquisa na internet das cores que as grandes marcas e os seus concorrentes estão usando. Entre em contato com a Off Paper que nossa equipe criativa poderá te ajudar no desenvolvimento da sua marca. Até a próxima!