A Psicologia das Cores é fundamental para o sucesso de sua empresa. Vamos saber um pouco mais sobre ela? As cores são uma parte chave para a sua marca, afinal elas podem influenciar a percepção das pessoas sobre ela e  sobre todo o branding ou ações de marketing. Por isso, a psicologia das cores é um tema essencial para toda empresa. E você, já parou para pensar nisso e analisar se as cores do logo da sua empresa estão de acordo com a proposta e sensações que você deseja passar ao público?

 

Para explicar um pouco mais sobre isso, preparamos um material completo abordando a relação das cores com a percepção humana e como o seu branding deve usar isso a favor da sua marca.

 

Vamos lá?

 

Como a psicologia das cores influencia sua marca

 

Utilizar a análise e poder das cores dentro das estratégias de marketing e branding não é novidade. Porém você sabe a fundo como isto funciona? A verdade é que com as cores certas você consegue influenciar diretamente como alguém se sente, se comporta e até mesmo como pensa. Por isso, dominar a psicologia das cores  é um dos segredos por trás de grandes marcas, como o McDonald’s por exemplo. 

 

A rede, bem como praticamente todas as outras de fast food apresentam algo em comum: a cor amarelo no logo. De acordo com um estudo do Management Decision, a maioria das pessoas toma uma decisão de compra em até 90 segundos e, 62 a 90% dessas pessoas decidem pela compra ou não a partir das cores que vê. Por isso, o uso do amarelo é bastante utilizado: ele é a primeira cor vista pelo nosso cérebro e também passa conforto e confiabilidade. Quando combinado com o vermelho, ajuda a criar sensação de fome e ansiedade.

 

Acredita neste poder? Devido a percepção visual ser um sentido primário dos seres humanos, as cores são essenciais nesse contexto. Elas desencadeiam um conjunto complexo de respostas no córtex cerebral e em todo o sistema nervoso, o que irá impactar em uma reação positiva ou não. Mas então, como utilizar a psicologia das cores para potencializar o branding e marketing da sua empresa?

 

Como utilizar a psicologia das cores na sua empresa

 

As cores são fundamentais para o branding. Há estudos que afirma que a cor certa pode aumentar em até 80% o reconhecimento de uma marca. Até aqui você já descobriu também que existe um processo químico, diretamente ligado a percepção de cores que, por sua vez, está ligado ao momento de compra e relacionamento das pessoas com as marcas.

 

Mas então, como utilizar todas essas informações de maneira efetiva para sua empresa? O primeiro passo é conhecer o círculo cromático. Este círculo é formado por 12 cores, sendo 3 delas primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. A partir daí é possível fazer diversas leituras. A primeira é com relação a saturação. Cores de baixa saturação transmitem sutileza e elegância, já as de alta passam mais emoção, transmitindo ousadia e extroversão. Outra leitura é de temperatura, podendo as cores ser frias ou quentes e seguem a mesma lógica anterior.

 

Com o círculo cromático é possível utilizar também a leitura de cores análogas, que são “vizinhas” dentro do contexto e, portanto, bastante próximas dentro da paleta. Outra maneira é por cores complementares, ou seja, as que são opostas no círculo e provocam sensação de informalidade, ousadia e criatividade. Há também a tríade, na qual três cores complementares são selecionadas.

 

Qual a relação do círculo cromático com a psicologia das cores ligado a branding e marketing? Bem, a partir dele você pode entender quais mensagens e o que o seu logo está provocando nas pessoas, bem como selecionar as cores certas para construir a mensagem certa.

 

Psicologia das cores: o que elas dizem?

 

Veja, a seguir, o que algumas das cores representam dentro do universo da psicologia das cores ligado a marcas.

 

Azul 

 

Bastante ligado a tecnologia, saúde, acolhimento, frescor e paciência. Passa bastante calma, segurança e confiança. É a aposta do Facebook.

 

Vermelho

 

Ligado ao prazer, sensualidade, paixão, força, energia, entusiasmo, perigo e intensidade. Além disso também provoca sensação de calor, confiança, medo ou ansiedade. Bastante ligado a marcas de alimento, redes de fast food e bancos.

 

Amarelo

 

Carrega consigo conceitos como concentração, inteligência, sorte, disciplina, lucro, motivação e comunicação. Consegue transmitir credibilidade, otimismo, esperança, transparência. Como citamos, ao lado do vermelho, é bastante utilizado por redes de fast food e postos de gasolina.

 

Verde

 

Muito ligado a conceitos de natureza, riqueza, esperança, abundância e estabilidade. Transmite tranquilidade, harmonia, frescor e vitalidade. Marcas de cervejas, café e ambientais apostam bastante nesta cor.

 

Laranja

 

O laranja está ligado a conceitos de mudança, expansão, dinamismo, generosidade, aconchego, energia, criatividade, alegria e excitação. Estimula a área do cérebro que responde pela necessidade de repetição da experiência prazerosa. Fanta, JBL e Mastercard são algumas das marcas que usam a cor.

 

Roxo

 

Está bastante relacionada a área do cérebro ligada ao planejamento de ações, resolução de problemas e pensamento abstrato. Também está relacionada a sensatez, velocidade, inovação, concentração, sucesso, sabedoria e idealismo. É a cor do Nubank.

 

Preto

 

O preto passa bastante elegância, poder, modernidade, sofisticação, anonimato e força. Normalmente é muito utilizado no mundo da moda.

 

Agora você já está por dentro dos efeitos da psicologia das cores para sua marca, branding e marketing. Que tal aproveitar este momento e investir em materiais gráficos que ajudam a transmitir a mensagem certa? Conheça os produtos feitos pela Off Paper e peça seu orçamento.