O cartão de visita é uma das ferramentas mais importantes para os profissionais de diversas áreas de atuação. Neste material gráfico, está contido um breve resumo das principais informações de contato da empresa ou do profissional autônomo ou liberais. 

 

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer um cartão profissional de qualidade, que passe ao cliente o profissionalismo e a qualidade do trabalho de forma visual e interessante. 

 

Por isso, neste texto vamos mostrar 5 dicas de informações obrigatórias para todo cartão de visita  e também algumas dicas para impressionar o seu público logo nessa primeira apresentação. Veja! 

 

O que colocar no seu cartão de visita personalizado? 

 

Primeiramente, é preciso lembrar que o cartão precisa ser um material sucinto. Por ser um material gráfico pequeno, que precisa caber em qualquer carteira, por exemplo, as informações precisam ser rápidas e estarem dispostas de maneira simples e elegante para conduzir o olhar aos aspectos mais importantes dessa ferramenta.

 

Por isso, as informações de contato precisam estar em evidência, já que o objetivo do cartão é fazer com que aquela pessoa te ligue, visite ou te mande mensagem para saber mais sobre seus produtos ou serviços.

 

Veja a seguir, o que não pode faltar no seu cartão profissional: 

 

Nome do portador do cartão

 

Pode parecer uma dica óbvia, contudo algumas pessoas se esquecem de colocar o nome próprio no cartão, colocando apenas a empresa. É importante que o cartão de visita seja um documento pessoal, para evidenciar a relação pessoal entre você e o cliente. Ou seja, de que, ao portar aquele cartão, o cliente pode ligar ou mandar e-mail endereçado a aquele nome para fazer sua negociação.

 

Esse detalhe é muito importante para aproximar o cliente da instituição e criar vínculos que possam gerar uma venda, parceria ou contratos importantes. 

 

Dê um destaque para o seu nome, contudo, sem exagerar. Se o seu nome é muito grande, é possível abreviar o nome do meio ou manter apenas o que é mais usado. Também é possível usar apelidos, mas somente em áreas de atuação ou situações em que seu apelido é a principal forma de identificação. Nesse caso use as aspas para identificá-lo. 

 

Nome ou logotipo da empresa

 

Dê muito destaque ao logotipo e a identidade visual da empresa para criar uma lembrança da sua marca. Contudo, use o logo com uma combinação de cores harmoniosa, que agrade o público alvo de sua empresa. 

 

Cargo

 

Logo abaixo do nome, o cargo desempenhado pelo portador do cartão é importante para identificar qual área da empresa o indivíduo é responsável. Isso facilita a comunicação do cliente com a empresa, para que entre em contato com a pessoa especializada no assunto de interesse diretamente. 

 

Informações de contato

 

Coloque os telefones fixos da sua empresa e, também, seu contato móvel fornecido pela empresa. Evite inserir no cartão de visita personalizado seu telefone pessoal ou residencial. Também é necessário colocar seu e-mail profissional, para as negociações via internet. 

 

Redes sociais da empresa deve estar em seu cartão de visita

 

Atualmente é importantíssimo identificar as redes sociais da empresa através do cartão, Por isso, de forma discreta coloque as principais páginas nas redes sociais da sua empresa. As mais comuns são Facebook, Instagram e LinkedIn, mas você pode também adicionar Youtube, Twitter e outras mídias que para você possuem mais destaque e chamam atenção da sua marca na internet.

 

Contudo, tente não exagerar, colocando um número muito grande de redes e poluindo visualmente o cartão. Duas ou três mídias sociais já são suficientes para despertar a curiosidade do seu cliente ao acesso, portanto, escolha suas mídias com melhor desempenho. 

 

Bônus: o que você não deve colocar nos seus cartões de visita

 

É comum ver, também, cartões que não agradam visualmente o público. Geralmente esse tipo de material tem uma alta poluição visual ou informações desnecessárias. Por isso, é preciso ter cuidado para não cair no exagero. 

 

Não são recomendados fotos de produtos ou, ainda, da sede da empresa. O cartão de visita é feito para ser pequeno, portanto, será difícil enxergar a imagem tornando-se então, seu uso desnecessário. O mesmo vale para a sua foto pessoal. O logotipo da empresa já será suficiente para mostrar o profissionalismo da sua marca. Além disso, slogans muito compridos ou frases de efeito são desaconselhados por se tratar de uma mídia exclusivamente para dados de contato. 

 

Cuidado com o acabamento de seu cartão de visita

 

O cartão é um dos primeiros contatos do seu cliente com a sua empresa. Por isso, é importante mostrar a qualidade do seu trabalho nos mínimos detalhes. Imprima o seu cartão em uma gráfica que tenha maquinário e profissionais de qualidade. E não se esqueça de escolher os melhores acabamentos para o seu cartão. 

 

Laminação fosca, laminação com brilho ou verniz são alguns dos acabamentos que você pode dar ao seu cartão para deixá-lo mais elegante e ter mais chances de ser guardado pelo seu cliente. 

Agora que você aprendeu como fazer o seu cartão de visita  sem erro, que tal a recomendação de uma gráfica que pode te ajudar? Na Gráfica Off Paper temos materiais e profissionais preparados para fazer o melhor cartão para representar a sua empresa. Fale conosco e conheça nossos serviços!