A identidade visual de marca deve ser construída com calma e muita análise, caso contrário, você pode colocar a perder toda a credibilidade e profissionalismo que ela deve transmitir, além de outras percepções. Por isso, elaboramos neste artigo uma lista com os quatro principais erros que as marcas costumam cometer. Fique atento e não caia em nenhum deles, ok?!

Erros de uma identidade visual de marca

1. Excesso de cores e efeitos

É comum utilizarmos no máximo duas ou três cores ao desenvolver a identidade visual de marca. Mais que isso, você corre o risco de “poluir” seus materiais e causar um efeito pesado em suas imagens corporativas.

A poluição visual é sempre indesejável e pode desviar a atenção da leitura do que realmente interessa. Por isso, tenha bom senso quando escolher suas cores. Cuidado com a quantidade e com a harmonização.

Efeitos do tipo degrade também não são indicados, além de cores platinadas, como dourado e prata, pois podem ficar péssimos em aplicações menores e em diferentes materiais.

2. Falta de clareza na identidade visual de marca

Quando pensar no logo da sua empresa e na forma como o nome dela será escrito, é importante que tenha clareza. Que qualquer pessoas que o veja, consiga entender do que se trata e a mensagem que você quer passar.

Exemplos bem claros são das marcas Nike e Mc Donald’s. Os símbolos são extremamente simples e qualquer pessoa os reconhece de longe.

3. Escolha de fontes complexas ou pouco expressivas

Fontes são os tipos de letras que irão compor os textos da identidade visual de marca. Essa também é uma escolha importante! Se você utilizar fontes muito complexas e cheias de desenhos, pode dificultar a leitura, principalmente em aplicações pequenas. Por outro lado, se as fontes forem pouco expressivas, pode passar uma sensação de ser simplista demais.

Tudo depende do tipo de empresa que você tem, do que você oferece e da percepção que quer passar.

4. Ausência de adaptação em diferentes aplicações

Quando criar uma identidade visual de marca, é importante pensar nas diferentes possibilidades de aplicação dessa marca. Seja em materiais impressos, como também nas plataformas digitais.

Nos impressos, é importante pensar na sua marca em embalagens, adesivos, etiquetas, folders, cartões, entre outros. De acordo com o seu tipo de negócio.

No digital, é preciso analisar o uso da marca em sites (desktop e mobile), em redes sociais, e-mail marketing, anúncios do Google, entre outros.

Quer saber mais sobre identidade visual de marca e as possibilidades de materiais que você pode produzir? Continue navegando em nosso blog!