Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas em todos os segmentos. As empresas estão apostando consideravelmente nas estratégias de marketing digital e estratégias para gerar leads diariamente. Porém, muitos acabam se esquecendo que o mundo não é totalmente online e acabam não se preocupando com os materiais gráficos para divulgação offline.

É importante lembrar que uma empresa, seja ela bem-conceituada no mercado ou iniciante, nunca pode concentrar os seus esforços de divulgação apenas em um segmento.

Enquanto é importante ter uma boa presença online, é fundamental também estar presente na vida desconectada dos seus possíveis clientes.

O impacto das mídias offline ainda é inegável e, em muitos casos, é equivalente ou superior à taxa de conversão que é encontrada nas soluções digitais. 

Conheça um pouco mais sobre a divulgação offline e veja motivos para você praticar esse tipo de ação de marketing.

O que é a divulgação offline? 

Para entender o que é o marketing offline precisamos apenas pensar em como eram realizadas as ações de marketing há alguns anos. Os materiais gráficos para divulgação offline consistem em todo tipo de material impresso que é entregue diretamente para o possível consumidor.

Ou seja, todo tipo de impressão, seja através de folhetos, cartões de visitas ou banners impressos. 

Há também a divulgação em rádio e TV que conta como parte do marketing offline, além dos outdoors, tanto os impressos quanto os de LED também se encaixam nessa estratégia de divulgação. 

Entendendo como a divulgação offline funciona, podemos ver porque a sua empresa não pode abandonar o marketing offline.

5 motivos para utilizar materiais gráficos para divulgação offline

Se a sua marca já é bem colocada no mercado, é importante estar sempre mostrando seus novos produtos e se comunicando com seus clientes. Se a empresa é uma startup, o início é um momento fundamental para criar reconhecimento para a marca ou produto.

Em ambos os casos, vai ser necessário aproveitar as vantagens dos materiais gráficos para o marketing tradicional. 

1- Boa parte do público ainda está offline

Olhando para o atual cenário, é possível dizer que todo mundo está na internet e que por isso vale mais a pena garantir os seus esforços nesse segmento. Porém, essa não é uma verdade absoluta.

Existe uma boa parte do público que ainda prefere as comunicações através dos materiais offline. Aliás, uma pesquisa realizada pela AbiGraf e pela Expoprint mostrou que 89% das pessoas ainda utiliza os materiais impressos para referências e localização de lojas. 

A mesma pesquisa indicou que 84% dos entrevistados utilizam os impressos para tomar uma decisão de compra.

Ou seja, apesar de quase todo mundo estar conectado, uma boa parte da população ainda prefere confiar naquilo que lê em materiais impressos. 

2- E até quem está online também se desconecta 

Quase ninguém está online 100% do tempo. Por isso você também quer que a sua marca esteja presente quando o seu público alvo também estiver offline. Sendo assim os folhetos, folders e outros materiais impressos são fundamentais. 

Os momentos em que esses materiais se destacam são na divulgação em áreas abertas, como na rua ou então em eventos e outros locais onde a internet não é uma certeza. 

3- Alguns materiais essenciais só funcionam offline

Enquanto o marketing digital é fundamental e substituiu muitos materiais impressos, existem coisas que ainda não foram substituídas por versões digitais. 

Alguns materiais funcionam muito melhor quando são impressos, enquanto a versão digital não desperta nenhum interesse no público.

Entre esses materiais estão: 

  • Cartão de visita – O cartão de visita é um dos primeiros contatos que alguém tem com a sua empresa. Por isso um cartão de visitas com materiais de qualidade ou uma boa impressão vai fazer toda a diferença na divulgação da sua empresa.
  • Catálogo de produtos e serviços – Apesar de ser comum na versão online, é a versão offline do catálogo que conquista o público. Assim como o cartão de visita, um catálogo de qualidade e com um bom material vai levar muito mais do que informação, mas também confiança na sua marca.
  • Folder – O Folder é outra forma de divulgação que tem muito mais do que simplesmente informações. Ele atinge o seu público durante os momentos offline, e a qualidade do material também é capaz de influenciar a preferência pela sua marca.

4- Os materiais gráficos para divulgação offline passam mais confiança 

Ainda de acordo com a pesquisa citada acima, 26,3% das pessoas confiam mais nos materiais impressos do que em qualquer outro tipo de mídia. A TV e o rádio vêm logo atrás com 25%, jornais e revistas com 16% e a internet com 14%.

Ou seja, as pessoas ainda preferem o marketing impresso como uma forma confiável de se informar e tomar decisões sobre compras. Isso é ainda mais efetivo quando a impressão é feita com qualidade e com o papel certo.

5- Mais sentimento sobre o seu produto 

Enquanto na internet é possível apenas atrair o olhar, o tato e o olfato também são fatores importantes para conquistar o seu público.

Os materiais de marketing impressos podem mexer com muito mais sentidos do que o que é divulgado na internet. Ao utilizar as táticas corretas, é possível utilizar a divulgação tradicional com grande efeito positivo.

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