Não importa o tamanho da sua empresa. Ela pode ser grande, média, pequena ou microempresa, mas ela precisa estar na internet. O Marketing Digital para PME – pequenas e médias empresas – é essencial para prospecção de novos clientes, além de um excelente portfólio online dos trabalhos que você está realizando; ainda com a possibilidade de mostrá-los em tempo real para seus parceiros e público alvo.

Uma verdade é que o networking e o boca-a-boca é a melhor propaganda do negócio, mas como não podemos estar presentes em todos os lugares ao mesmo tempo, a era da internet e o Marketing Digital para PME permite que mantenhamos relações frequentes com nossos clientes, mesmo que a quilômetros de distância.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas do que NÃO fazer para quem está começando a investir nas plataformas sociais agora e ainda está conhecendo o caminho a ser trilhado. Confira:

 

Como NÃO bolar uma estratégia de Marketing Digital para PME?

  • Não tenha um bom site

    Afinal, a comunicação online é quase exclusiva das plataformas sociais e quase ninguém mais visita sites, certo? Errou! Se as redes sociais são uma analogia a um portfólio de serviços, o site é o cartão de visita, com seus dados de contatos e suas especialidades resumidas de maneira objetiva. No Marketing Digital para PME, a maneira mais efetiva de fechar negócios é direcionando seu público para seu website. Para que essa visita seja agradável e converta em novos clientes, seu site deve ser responsivo, se adequar a todas os dispositivos e fornecer uma boa experiência ao usuário.

  • Não conheça o seu público

    Não importa quem consome seu produto, contanto que consuma, certo? Errou de novo. Se você oferece um produto, deve saber exatamente a quais necessidades ele supre e quem é o consumidor que tenha tais necessidades e vai em busca do seu produto. Ao pensar em Marketing Digital para PME também é interessante que você conheça além das necessidades do seu cliente, mas também seus hábitos de consumo.

  • Não leve as redes sociais tão a sério

    Rede social é só pra acompanhar a vida pessoal dos outros? Também errou. A grande verdade é que o universo digital revolucionou nossas relações e trouxe grandes canais de compartilhamento de informações e conhecimentos. Nas plataformas digitais, encontramos perfis dos mais variados segmentos e finalidades; desde perfis pessoais compartilhando o dia a dia, passando por perfis cujo objetivo é único e exclusivo criar uma audiência para determinado assunto com conteúdos de qualidade, e chegando nos perfis comerciais que além de apresentar seus produtos e serviços, fidelizam seu público alvo por meio de conteúdos relevantes para o segmento.

  • Não alinhe sua estratégia offline com seu Marketing Digital para PME

Será que preciso falar a mesma linguagem em diferentes estratégias de divulgação do meu negócio? Se você falou que não, errou mais uma vez. Trabalhar de maneira integrada é uma forma eficaz de fazer seu público captar sua mensagem de uma vez por todas. De nada adianta ter um posicionamento bacana nas redes sociais falando consistentemente do seu segmento e enviar uma mala direta superficial e leviana. Causa até certo estranhamento ao consumidor que recebe ambas informações, pois desconhece a força de expressão da marca. Ao comunicar-se de maneira integrada por diferentes meios, o reconhecimento da sua marca é instantâneo. Melhor apostar, não?

Agora que você já entendeu como não fazer Marketing Digital para PME, entre em contato com a Off Paper e dê continuidade à sua estratégia offline com nossos impressos!