Em meio à pandemia que o novo Coronavírus trouxe para a humanidade, algumas oportunidades de trabalho vêm crescendo. Muitos estabelecimentos estão focando em adaptar suas operações para a entrega domiciliar. De fato, a situação atual demanda que se invista em delivery para se adequar à nova realidade do mercado que vem tomando forma. Porém, como este modelo de trabalho ainda é novo para diversos restaurantes, lanchonetes, confeitarias, quitandas entre outros, é preciso saber como fazer da entrega uma experiência única ao usuário e fidelizar o cliente. 

Neste texto te ajudaremos a reinventar o seu negócio e não deixá-lo quebrar durante essa crise com dicas práticas de como implantar um eficaz sistema de entrega, com embalagens adequadas para o seu delivery e maneiras de mostrar ao seu cliente, uma compra agradável e de acordo com as regras de higiene necessárias para o combate ao Covid-19. Acompanhe!

 

Ótimas razões para que você invista em delivery

Mesmo antes do estabelecimento do isolamento social, os restaurantes já estavam se adaptando cada vez mais aos serviços de delivery para aumentar o seu faturamento. Os aplicativos de entrega já fazem parte da vida do brasileiro, que tem várias opções de pratos disponíveis a apenas alguns toques no seu celular. Com a concorrência cada vez mais acirrada, oferecer uma experiência diferenciada se torna algo importantíssimo. 

Com o aparecimento do novo Coronavírus, mais do que experiência de compra, seu cliente está mais preocupado com a origem dos alimentos, com a maneira de preparação, com os materiais utilizados para embalo e também com a forma de entrega: ele quer comprovar a higiene e comprometimento com as regras básicas de proteção contra o Covid-19. Por isso, te daremos dicas que vão, desde o preparo do alimento até a entrega ao consumidor final, para que você aumente  seu faturamento mesmo neste momento particular da pandemia.

 

Invista em delivery tomando os seguintes cuidados: 

 

Organize sua logística

Para que você invista em delivery, primeiro de tudo é preciso definir a logística de operação do seu restaurante. Quais bairros sua entrega atingirá? Quantos entregadores são necessários para suprir a demanda? Todos os pratos podem ser entregues ou será necessário fazer adaptações? Quais os canais pelos quais o seu cliente poderá pedir e como organizá-los para que nenhum seja esquecido?Antes de atender qualquer pedido, é preciso organizar todo o processo de entrega desde o atendimento ao cliente até a chegada do produto. Não adianta ter vários canais (site, telefone, aplicativos, redes sociais) para fazer os pedidos, se um deles ficar esquecido e não é visto. É melhor atender apenas por um ou dois canais, mas garantir um atendimento de qualidade, atencioso e prático. 

A contratação de entregadores (freelancer ou efetivos) precisa ser minuciosa e em tempos de pandemia, eles são os principais representantes da higiene do seu estabelecimento, já que ele estará em contato direto com o seu cliente. Se o seu entregador não toma os devidos cuidados para manter-se protegido de contaminação, o consumidor não se sentirá seguro para consumir o seu alimento. Por isso, invista em treinamentos, reforce as medidas de segurança e esteja atento ao feedback dos seus clientes em relação a entrega. 

 

Escolha os materiais adequados para o delivery 

Compre embalagens que conservem bem o produto e sejam adequados para cada tipo de alimento. O envoltório precisa ter resistência interna para suportar líquidos, gorduras e resistência interna para não se desfazer no transporte. A atenção ao tamanho também é necessária, já que embalagens grandes demais dão mais espaço para que a comida se mova e estrague a apresentação do prato. O ideal é que a embalagem seja do tamanho exato do seu produto, para que ele não se movimente. Lembre-se: muitos frequentadores do seu estabelecimento, agora que estão isolados em casa, esperam do seu delivery a mesma atenção e cuidado nos detalhes que havia no atendimento presencial. Exemplos de materiais bons para conservar alimentos são as embalagens de papel e papelão que são ótimas para alimentos secos (salgados, pizzas, hambúrgueres e outros) e ajudam a conservar o calor e também o papel acoplado que embalam alimentos gordurosos com eficiência. 

 

Crie uma experiência de compra diferenciada

Uma embalagem que possui um design funcional e prático traz uma ótima experiência para o seu consumidor, já que ele não precisará lavar a louça, evitando acúmulo de trabalho. Embalagens que permitam o consumo direto é, com certeza, uma maneira de ganhar o cliente. Outra ideia para deixar marcante a compra é personalizar a embalagem com a identidade visual da sua marca. O ideal é que a arte gráfica seja alinhada com o seu público-alvo e ajude a trazer um pouco da experiência do restaurante para a casa do cliente. 

 

Mostre os seus cuidados de higiene

Todo estabelecimento de produção alimentícia precisa estar de acordo com as leis de Boas Práticas de Fabricação, assim como as normas da Anvisa. O consumidor está mais exigente e preocupado com a fabricação do alimento e manipulação das embalagens, por isso, é muito importante que você mostre a ele que a sua empresa toma todos os cuidados necessários para garantir a qualidade dos seus pratos. Por isso, mostre nas redes sociais e no site o processo de preparação, apresente os cuidados na manipulação das embalagens e, como dito antes, treine seus entregadores para reforcem as medidas de segurança no local da entrega. Com o Covid-19 este passo é importantíssimo não só para a saúde dos seus colaboradores e clientes, mas para manter a saúde financeira dos seus negócios e conquistar o seu público. Invista em delivery, mas também em divulgação positiva! Nenhum cliente preocupado com o contágio voltará a pedir sua entrega se a apresentação do alimento não demonstrar cuidado com a limpeza.

Para que você invista em delivery em tempos de Covid-19, vários cuidados são necessários. Contudo, o retorno do seu investimento valerá a pena e será crucial para o seu negócio nesse momento de crise mundial. A gráfica Off Paper pensando sempre no melhor para o seu público, tem embalagens com impressão personalizada, para que a sua marca se destaque em meio aos tempos de pandemia. Veja o nosso site, fale conosco e conheça as variedades de modelos e impressões.