Existem diferentes formas de entregas para e-commerce. Confira a seguir 3 dicas para ajudar você a escolher a que se encaixa melhor com a proposta do seu negócio ou mesmo combiná-las. Nos tópicos a seguir, veja ainda muitas informações a respeito do assunto.

  • Crescimento das vendas via e-commerce
  • 3 Dicas de entregas para e-commerce
  • Outros aspectos que influenciam a entrega

Crescimento das vendas via e-commerce

As entregas para e-commerce cresceram imensamente nos últimos anos e, principalmente, no último ano, por conta da quarentena e posterior distanciamento social exigido pelos governos como forma de evitar uma maior contaminação pelo coronavírus.

Por isso, empresas que ainda não realizavam vendas online tiveram que promover mudanças ágeis na sua logística a fim de manter as portas abertas e reter os seus clientes para não perder para a concorrência. No entanto, esse não é um trabalho fácil.

Embora existam diferentes recursos, plataformas e outros que contribuem com empresas que desejam ter uma loja virtual e realizar vendas online, é preciso estar atento a uma série de aspectos para obter sucesso com essa inovação e ter competitividade no mercado.

Entre eles, merece destaque a importância da entrega, que também é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. Afinal, o preço do frete, bem como o tempo que um produto pode demorar para chegar ao cliente pode fazer com que ele até mesmo desista da compra.

Desse modo, além de disponibilizar diferentes modalidades de entrega, o ideal é que a e-commerce possua embalagens apropriadas para realizar o envio da sua mercadoria até o endereço do cliente com total segurança e qualidade.

O mesmo deve ser pensado se a empresa oferecer a modalidade de entrega no local. Isso quer dizer que a escolha da embalagem é essencial para garantir a satisfação do cliente, a entrega segura do produto e o consequente sucesso das vendas da sua loja virtual com a fidelização dos clientes.

3 Dicas de entregas para e-commerce

A boa notícia para empresas que desejam apostar nas entregas para e-commerce é que existem diferentes modalidades de enviar produtos para os clientes.

Ao eleger a melhor modalidade para o seu negócio, você pode reduzir gastos com as entregas e oferecer vantagens para os seus clientes, como frete gratuito ou descontos no transporte de alguns tipos de mercadorias. Veja a seguir quais são as 3 principais:

  • Correios

Enviar a mercadoria para o cliente por meio dos Correios é uma das formas mais populares de entrega, inclusive, para pequenos e médios e-commerces. Além de ter integração com várias plataformas, os Correios possuem o recurso de rastreamento da entrega para o cliente saber quando a encomenda vai chegar.

Outra vantagem é que, embora não obrigatório, ao fazer um contrato com os Correios é possível obter descontos e, assim, oferecer preços competitivos para o consumidor. Por outro lado, existe um limite de tamanho e de peso para as encomendas que são enviadas, o que inviabiliza o seu uso em alguns casos.

  • Transportadoras

Mais uma forma de enviar os produtos que o cliente comprou na sua e-commerce é por meio de transportadoras, que apresentam muitas vantagens. O principal diferencial é não haver limite de peso nem de tamanho, o que quer dizer que pode ser entregue qualquer tipo de mercadoria no endereço do seu cliente.

Além disso, esse tipo de entrega costuma ser mais ágil e não sofre com greves e paralisações dos Correios, podendo até mesmo ser mais seguro de acordo com a situação.

No entanto, para fazer uma parceria de sucesso é essencial contratar transportadores de confiança, com credibilidade no mercado, que ofereçam um serviço de qualidade, bem como o serviço de rastreamento, que é um diferencial competitivo importante para reter os clientes.

De todo o modo, o valor pode ser menos atrativo, já que são considerados demais aspectos, como a fragilidade da mercadoria, a distância percorrida, os pedágios, as tributações e outros.

  • Motoboys

Para entregas de volume reduzido e na mesma cidade, o serviço de motoboy é o mais eficiente. Além de ser a forma mais rápida de entrega, possui um custo menor, por isso, é amplamente utilizado, não apenas por restaurantes e bares, mas demais tipos de estabelecimentos.

Nesse caso, é possível optar pela contratação de motoboys próprios, autônomos ou terceirizados. Independente da escolha, é essencial entender como funciona a relação em cada tipo de contratação para saber como proceder e evitar problemas futuros.

Uma alternativa muito usada atualmente são os aplicativos específicos para entregas por motoboys, que contam com diversas vantagens, como a praticidade e o acompanhamento das rotas. Mas da mesma forma é importante entender todos os pormenores do seu funcionamento.

Outros aspectos que influenciam a entrega

Além das diferentes modalidades de entregas para e-commerce, há outros aspectos importantes que influenciam a entrega. Entre eles, o tipo de embalagem eleita para transportar os produtos até os clientes. Hoje em dia, você encontra modelos variados, de acordo com as necessidades de cada encomenda.

É possível se deparar com embalagens de todos os formatos e tamanhos para acomodar com segurança a mercadoria. Se ela for frágil, é preciso investir em embalagens com maior gramatura (grossura) e para quem comercializa produtos como alimentos e bebidas, existem as embalagens delivery.

Elas podem ser seladas, a fim de evitar qualquer tipo de vazamento, ou receber papel barreira gordura, ideal para embalar alimentos do jeito certo. Além de contribuir com o transporte, a embalagem adequada pode ser uma grande aliada da sua estratégia de marketing.

Afinal, ela pode ser personalizada, de modo que receba a identidade visual do seu negócio, o que ajuda na divulgação da sua marca, bem como na fidelização dos clientes. As embalagens personalizadas recebem todo o tipo de impressão e podem ser plastificadas para aumentar a segurança do produto.

Entenda melhor a importância do design da embalagem para a sua estratégia de marketing clicando aqui. E demais dicas de como a escolha certa agrega valor a sua marca clicando aqui.