Uma empresa tem muitas razões para investir em uma boa embalagem de papel personalizada, mas hoje separamos três delas. Afinal, essa época de fim de ano é um bom momento para repensar as estratégias do seu negócio e escolher estratégias simples, mas que podem fazer muita diferença para o seu cliente.

Desde o início da pandemia, o boom das compras online também aumentou exponencialmente a quantidade de embalagens entregues no sistema delivery. O que antes era uma exclusividade de poucos restaurantes se tornou um hábito do consumidor em todos os setores de consumo.

Junto com essa nova onda, percebemos também uma preferência do consumidor por determinados tipos de embalagens, enquanto empresas de diferentes segmentos passaram a considerar esse canal nas suas estratégias de marketing. Mas afinal, quais são as vantagens reais em investir em embalagem de papel personalizada?

Apelo ambiental: consumidores mais conscientes, marcas resistentes

A resistência de uma marca não diz respeito ao quanto ela resiste em mudar, mas sim o quanto ela é capaz de permanecer em meio às mudanças. Para isso, buscar alternativas que adaptem o negócio às novas realidades é essencial. Então, o que o mercado pede?

Uma pesquisa encomendada pela Two Sides e conduzida pela empresa de pesquisa internacional Toluna mostrou que ‘‘os consumidores no Brasil e no mundo acreditam que a embalagem à base de papel é melhor para o meio ambiente do que outros materiais de embalagem’’. 

Se a sua empresa estivesse nos Estados Unidos, você gostaria de saber que 65% dos consumidores norte-americanos preferem embalagens de papel/papelão por ela ser compostável em casa, enquanto 44% valorizam o fato dela ser mais fácil de reciclar. Essa preferência por embalagens baseadas em papel e mais favoráveis para o meio ambiente é, de fato, uma tendência que tende a se espalhar.

Embalagem de papel personalizada: campeã de vantagens

Nessa mesma pesquisa mencionada, quatro tipos de embalagens foram votadas segundo diferentes critérios, inclusive estéticos e práticos. Você não se surpreenderá em dizermos que o papel/cartão ganhou o primeiro lugar em todos eles.

Não por acaso, marcas e varejistas de todos os segmentos de atuação têm aumentado seus esforços e investimentos na transição de embalagens de plástico para aquelas de papel. No Brasil, os números respaldam essa decisão:

  1. 58% dos consumidores devem evitar um varejista que não tente reduzir o uso de embalagens de materiais não recicláveis.
  2. 67% comprariam mais de varejistas que removessem o plástico de suas embalagens.

Embalagem de papel personalizada e a cara da sua empresa!

Por fim, a terceira vantagem, e uma das mais importantes, são as inúmeras possibilidades de personalização que esse tipo de embalagem oferece. Como dissemos no início do texto, muitas marcas encontraram novas possibilidades para suas estratégias de marketing através de formatos criativos e personalizados de entrega dos produtos.

Além dos recortes, é possível escrever frases personalizadas e investir em acabamentos que tornam a embalagem útil para outros fins ou até pronta para ser entregue como presente. Acessórios simples como barbantes, tecidos e tags personalizadas são a cereja do bolo.