Um impresso bonito, com certeza, chama atenção e desperta mais curiosidade. Para que isso aconteça, da concepção da ideia à impressão, a atenção aos detalhes faz toda a diferença. Para agregar valor, as gráficas de qualidade possuem um recurso diferenciado, chamado acabamento gráfico, que acrescenta riqueza de detalhe e charme à sua publicação e, assim, dá visibilidade e um toque de refinamento ao trabalho. 

 

Quer saber como funciona e os tipos de acabamentos gráficos que você pode escolher para deixar o seu impresso com a cara da sua marca ou campanha publicitária? Aqui você vai saber o que são e suas aplicações para fazer uma comunicação visual de acordo com a proposta que o seu projeto precisa. Confira! 

 

O que é acabamento gráfico, afinal?

 

O acabamento gráfico é o processo final que dá o toque de requinte ao produto impresso. É um detalhe nobre, que diferencia as publicações comuns das mais chamativas e trabalhadas. Um recurso de acabamento bem aplicado em um folder, por exemplo, pode torná-lo de um papel simples, em uma comunicação visual que chama atenção e move o público à ação de comprar um produto ou conhecer um estabelecimento.

 

Recursos comuns para promover diferenciação estética são as utilizações de dobras bem trabalhadas, aplicação de verniz ou laminação. Contudo, é necessário que a gráfica que desenvolva esses serviços tenha processos e padrões rigorosos, pois o mínimo erro pode diminuir a qualidade ou estragar a publicação. Por isso, vamos ver alguns cuidados necessários na hora de se contratar este tipo de serviço.

 

Quais os cuidados necessários na impressão com acabamento? 

 

Por ser um serviço diferenciado é muito importante que o cliente se atente para a proposta do projeto. É preciso pensar nestes detalhes desde a concepção da estética e do desenvolvimento da arte gráfica do material, para não ocorram surpresas na hora da impressão e, assim, proporcionar o aproveitamento máximo que o acabamento gráfico pode fornecer para a beleza e funcionalidade da publicação. 

Assim, analise qual tipo de papel, tiragem e impressão são as ideais para o acabamento planejado para o projeto a fim de garantir que o processo mais adequado e eficiente seja feito para o seu produto.

 

Por isso, é importante aprender sobre os vários tipos de acabamentos gráficos disponíveis  no mercado, para que você, conhecendo suas aplicações, consiga escolher o que mais se adequa ao seu material. 

 

Quais os tipos de acabamentos gráficos existem?

 

1. Laminação

 

A laminação é um processo que consiste na aplicação de uma camada fina de plástico adesivo sobre o material impresso. Recomendado para papéis de gramatura mais espessas, este recurso ajuda a tornar o produto mais resistente e durável, além de conferir um visual mais cuidadoso. 

 

Este acabamento gráfico pode ser fosco ou brilhante. A laminação fosca é indicada para impressos em que há muito texto, pois facilita a leitura. Já o acabamento com brilho ajuda a deixar as cores e formas mais vivas, por isso, seu uso é mais comum em impressos com imagens fotográficas ou ilustrações. 

 

2. Verniz

 

O verniz é uma tinta transparente de alto brilho aplicada em impressos de menor gramatura. Sua vantagem em relação à laminação é que este material é mais personalizável, e pode ser pintado em apenas uma parte específica do papel (verniz localizado), além de ter opções disponíveis em texturas e até aromas diferenciados. Sua aplicação confere ao impresso um aspecto sofisticado, por isso é muito utilizado em capas de livros e cartões de visita.  Uma técnica muito usada para mesclar acabamentos foscos e brilhantes, é aplicação de verniz localizado nos detalhes, com um fundo de laminação fosca. 

 

3. Vincos

 

Para marcar o local onde será feita a dobra do papel, as gráficas geralmente fazem os vincos. Estas marcações facilitam a dobra para que o papel não seja danificado e perca sua qualidade e cria um aspecto elegante e organizado ao impresso. Este recurso é utilizado em folders, convites, cardápios e outras comunicações que necessitem de dobra. 

 

4. Corte

 

Para quem precisa de um produto com formato diferenciado, o corte a laser ou a facas pode ajudar. Este acabamento tem por objetivo promover a personalização do material e deixá-lo com um acabamento diferenciado. As facas são equipamentos de metais pré-moldados, que são elaboradas de forma exclusiva para cada formato. Geralmente alguns formatos mais simples de facas já são padronizados pelas gráficas, mas também há a opção da elaboração de facas exclusivas montadas para cortes personalizados. 

Para projetos com um alto nível de detalhamento, os cortes a laser são os mais recomendados, por garantir um corte preciso e trabalhado. 

 

5. Bordas arredondadas

 

A borda arredondada é um recurso simples que cria uma personalização para sua produção a um baixo custo. Neste processo não é necessário haver o corte em facas, já que há equipamentos simples voltados para este tipo de corte. Este acabamento, utilizado principalmente em cartões de visita, permite a escolha de quais ou quantos lados deverão ter o formato arredondado.   

 

6. Relevo

 

Elegante e moderno, o efeito de relevo é perfeito para projetos com papéis de gramatura maiores que 180g. Você pode utilizar o relevo alto ou profundo e dar à sua comunicação um estilo com sensibilidade ao toque. 

 

Viram quantos recursos são possíveis para deixar o seu projeto ainda mais incrível? Com certeza algum ou alguns destes acabamentos vão ser perfeitos para a seu material gráfico. 

 

Os detalhes fazem toda a diferença para mostrar a elegância e o estilo que a sua ideia merece, por isso, escolha uma gráfica que atenda às suas expectativas e saiba fazer um acabamento gráfico de qualidade para qualquer tipo de comunicação impressa. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco.