Você já ouviu falar sobre a Psicologia das cores?

Saiba que dominar o assunto pode se tornar um fator decisivo para o sucesso da sua marca.

Isso porque de acordo com o produto ou serviço que a sua empresa oferece, você pode usar uma comunicação visual ainda mais eficiente para atingir o seu cliente ideal.

Neste artigo, você entenderá o motivo pelo qual as cores e os seus significados são tão importantes para o branding e como aplicar o conceito da psicologia das cores no seu negócio. Vamos lá?

O que é psicologia das cores e a sua importância?

O conceito da psicologia das cores surgiu de um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções.

Com isso, é possível definir quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, os desejos, entre outros sentidos de influência.

Uma vez detectado esse poder das cores, é possível que uma marca transmita determinada mensagem por meio da sua identidade visual e desperte determinado sentimento em seu público-alvo.

Além disso, alguns números comprovam essa eficiência e vantagem na utilização do conceito. Veja só:

  • As cores facilitam a leitura e compreensão de textos em mais de 70%;
  • 92,6% dos consumidores consideram o apelo visual o fator mais importante na hora da compra;
  • 81% acreditam que as cores podem proporcionar alguma vantagem competitiva;
  • 92% acreditam que as cores proporcionam mais qualidade às imagens;

Significado das cores

Agora que você já sabe a importância da psicologia das cores, visto que se trata de algo que vai muito além de “escolher uma cor bonita” para aplicar na sua marca, chegou o momento de descobrir cada um dos seus significados.

Preto: Representa poder, sofisticação, ousadia, luxo e modernidade.

Laranja: Representa alegria, vitalidade e simpatia. É revigorante e evoca energia.

Cinza: Cinza representa neutralidade. Pode parecer moderado, clássico, sério, misterioso ou maduro.

Vermelho: Vermelho representa paixão, excitação e raiva. Pode significar importância e exigir atenção.

Branco:  Representa limpeza, virtude, saúde ou simplicidade. Pode variar de acessível a sofisticado.

Amarelo:  amarelo representa felicidade, juventude e otimismo, mas também pode parecer atraente ou acessível.

Pink: Representa feminilidade, juventude e inocência. Ele varia de moderno a luxuoso.

Verde: Representa estabilidade, prosperidade, crescimento e uma conexão com a natureza.

Roxo: Roxo representa realeza, criatividade e luxo.

Azul Claro: Representa tranquilidade, confiança, abertura. Também pode significar inocência.

Azul escuro:  Azul escuro representa profissionalismo, segurança e formalidade. É maduro e confiável.

Diante disso, é necessário que a sua escolha seja estratégica, uma vez que estamos falando de um dos pilares mais importantes para a construção de uma identidade visual.

Você pode fazer a combinação das cores de acordo com os valores, essência e cultura da sua empresa. 

Lei mais em: 5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa

Como utilizar a psicologia das cores na sua marca

A forma mais eficaz de aplicar a psicologia das cores na sua marca, é conhecendo mais sobre o círculo cromático. 

Formado por 12 cores, sendo 3 delas primárias, 3 secundárias e 6 terciárias, é possível fazer diversas leituras.

A primeira é com relação a saturação. Cores de baixa saturação transmitem sutileza e elegância, já as de alta passam mais emoção, transmitindo ousadia e extroversão. Outra leitura é de temperatura, podendo as cores serem frias ou quentes e seguem a mesma lógica anterior.

Mão na massa!

Agora você sabe como utilizar a psicologia das cores na sua marca, aproveite para investir em materiais gráficos para reforçar a mensagem da sua marca.

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